Kubernetes the easy way (GKE)

Com a onda de modernização de apps/multi-cloud, muitas pessoas têm ouvido falar sobre o Kubernetes. No entanto, ao tentarem testá-lo, deparam-se com constraints de recursos. Além disso, criar e administrar um cluster vanilla Kubernetes (criado por meio do Kubeadm) pode ser um processo doloroso e consumir muito do seu precioso tempo, desde a criação do cluster até a gestão das dependências.

Portanto, hoje trago o Kubernetes da maneira mais fácil com o Google Kubernetes Engine (GKE), um serviço de Kubernetes oferecido por cloud providers como parte dos ‘serviços gerenciados de Kubernetes’. Este serviço proporciona simplicidade na criação de clusters, automação de atualizações e patches, além de ja incluir Load Balancer (LB) e muito mais.

A Google oferece um período de teste gratuito de 90 dias para serviços do Google Cloud Platform (GCP), incluindo o Google Kubernetes Engine (GKE). Tudo o que você precisa fazer é se registrar para começar a explorar e usar esses serviços sem custos durante o período de avaliação.

Após o registro, você pode começar a criar o cluster.

Criação do Cluster

Abrir a consola do GCP:

Kubernetes Engine -> Clusters

Habilitar Kubernetes Engine API

Na janela Kubernetes clusters, click em CREATE

De seguida, será solicitado para escolher o cluster mode: autopilot vs standard

Aqui, você pode selecionar o ‘Standard mode’ -> Configure. Com o autopilot, o número de nós no cluster será configurado automaticamente pela Google, maior parte das configs e feita pela google.

Cluster basics

preencher os dados do cluster, definir o nome, localização. Na localização, é ideal escolher uma região próxima, no entanto como ainda não temos uma região na África e tambem é para teste, tanto faz.

Nas configurações para definir a versão do Control Panel, basta selecionar o ‘Release channel’ -> Stable channel

Deixe as configurações restantes default e click em ‘CREATE’. Isso significa que não alteramos configs como número de nodes, auto scale vertifical/horizontal, node image & resoucers

Em 5 min… temos o cluster criado

Aceder o cluster

Para aceder o cluster a partir da sua workstation e’ necessario ter instalado o google sdk e kubectl.

Basta seguir os guides:

https://cloud.google.com/sdk/docs/downloads-interactive

https://cloud.google.com/sdk/docs/install#linux

kubeclt

https://kubernetes.io/docs/tasks/tools/install-kubectl-linux/

Outra opção disponível é usar o Cloud Shell, que é um terminal embutido

Depois de ter o kubectl instalado, você pode procurar por três pontos verticais e clicar em “connect”.

Copia o comando e execute no seu terminal local

Dessa forma, você já terá acesso ao cluster.

Testar Deploy

Kubernetes Engine -> Workloads

Deploy para iniciar o processo.

No primeiro passo, você será solicitado a indicar o caminho (path) da imagem do container que deseja fazer deploy. A minha imagem esta hospedada num public registry (Docker Hub) por isso não foi necessário indicar o absolute path.

preencher o nome do deployment

No passo Expose, marque a opção “Expose deployment as new service”. A app está sendo executada na porta 9091, selecione “Load Balancer” como service type. Isso garantirá que a app seja acessível através de um LB.

Workload deployed

Para testar e certificar que o serviço esteja disponível, acesse o link ou endereço indicado na seção “External endpoints” no Service details.

Exemplo

Deixe um comentário